sábado, 14 de julho de 2007

Cheiros

"...as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza,
do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante
da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar
ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração.
Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe
caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma,
diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente
entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio.
Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas"
PATRICK SÜSKIND
-
E de tudo fica um pouco.
Oh abre os vidros de loção e abafa
o insuportável mau cheiro da memória.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
-
No rastro do seu caminhar
No ar onde você passar
O seu perfume inebriante
Pendura num instante
A rua inteira a levitar
TRIBALISTAS
-
O amor é sujo
tem cheiro de mijo
ele mete medo
vou lhe tirar disso
TRIBALISTAS
-
Ainda tem o seu perfume pela casa
Ainda tem você na sala
Porque meu coração dispara
Quando tem o seu cheiro
Dentro de um livro
Nas cinzas das horas
ADRIANA CALCANHOTTO
-
Mucosa roxa, peito cor de rôla
Seu beijo, seu texto,
Seu cheiro, seu pêlo,
Cê toda
CAETANO VELOSO
-
Quando estiver perdido, siga sempre o seu nariz.
GANDALF
-
Eu podia fazer uma série de trocadilhos infames dentro do contexto, mas vou me limitar a dizer que o nosso "paladar aromático" se apura quando estamos apaixonados, o que explica a profusão de poesia que surge do amor - seja ele correspondido ou não. Digo isso porque concordo com o Patrick quando ele diz que "o aroma vai diretamente para o coração", não só pelo lado denotativo-científico da frase mas também pelo conotativo-metafórico-sinestésico (inventei essa última, de sinestesia). De todos os nossos sentidos, o olfato é o mais confiável (exceto quando se está gripado).
Sem mais delongas, recomendo "O Perfume", que é um ótimo livro, e recomendo também que tirem suas próprias conclusões dos textos acima, igonorando tudo o que eu escrevi até aqui porque eu estou morrendo de sono e fome. A minha conclusão profundamente emotiva e sinestésica (adorei a palavra!) dessa seleção de aromas eu não consegui expor. Mas aspirem vocês mesmos cada um deles, com calma e perspicácia; nosso "paladar aromático" é o mais instintivo e o menos exprimível dos nossos sentidos.

5 comentários:

Anônimo disse...

vc ia sentir mais nojo de falar de cheiro viajasse pra buzios com o rafael

Anônimo disse...

Adorei thaís! Ótimo texto. Além do que eu tb sou altamente ligada nas impressões olfativas. Elas me marcam pra vida inteira.
Beijocas.

Lívia.

Alan Carvalho disse...

Protesto!Faltou esse aqui ó:

'' Quando estiver perdido siga sempre o seu nariz.''

Gandalf.

Texto bacana! Especialmente para os narigudos =D

Anônimo disse...

hahahaha
podes crer, Alan! vou acrescentar.

Alan Carvalho disse...

aeuaehhaeuae! Acrescentou mesmo! \o/