sábado, 22 de dezembro de 2007

Dúvida cruel e infinita

Apesar de já ter diminuído consideravelmente a minha lista de possíveis profissões, o "ser ou não ser" aumentou - e em P.G.! Escolher uma profissão, escolher um futuro, quando mal sabemos escolher presentes de Natal, não faz o menor sentido!
No fundo, selecionar um curso da faculdade racionalmente é pouco diferente de fazer unidunitê. Por mais que saibamos as matérias, os horários e as carreiras que preferimos, não podemos experimentar isto. Quero dizer, sabemos do que se trata, mas não sabemos o que é.
É como escolher entre um troço de chocolate e um troço de azeitona. Podemos pensar "Oras, eu odeio azeitona e adoro chocolate. É óbvio que vou preferir o chocolate!" e o tal troço ser um molho para salada. O vestibular é mais ou menos isto. Apesar de pensarmos que tal curso tem matérias mais interessantes, ou que aquele outro vai nos dar um futuro melhor, não temos a vivência de nada, simplesmente não podemos saber o que é o certo para nós (e há um certo?). Como eu disse ainda no início do segundo parágrafo, acabamos jogando os dados do acaso in disguise outra vez.
O meu problema maior nem é este - até porque todos o têm -, mas sim o meu azar crônico. Se estou à mercê da boa vontade divina, já estou previamente sentenciada ao ridículo.
Por isso (ou pelo que os budistas chamariam de dukkha - a insatisfação inerente ao ser humano), escolhendo psicologia vou sempre pensar que devia ter feito jornalismo. E escolhendo jornalismo, continuarei a imaginar um outro eu como psicanalista...

Logo, não há muito o que fazer. QUE VENHAM OS DADOS!
De preferência antes que eu enlouqueça.


___________________________________________________________________
Thaís de Carvalho acha que todos os dados estão viciados. E que ela também está (em existencialismo barato).

6 comentários:

F.S.C disse...

mto legal o texto!
e adorei esse joguinho com o tamanho das palavras e os italicos e negritos ao longo do texto

Harry disse...

no meio das férias minhas únicas preocupações eram só o que tem pro jantar e arranjar dinheiro pra sair...pelo menos até ontem.

Alan Carvalho disse...

Putz , meu teste vocacional deu entre MECATRÔNICA e DIREITO!
Eu já pensava em fazer e direito e como não tinha matemática acabei escolhendo.

Relaxa que vc só vai descobrir se gosta ou não gosta no meio da faculdade e nisso só vai ter perdido 2 anos da sua vida!

Muwahahahaha!

Anônimo disse...

Do mal essa Alan Carvalho, heim?


Faz LETRAAAAAAAAS!

Anônimo disse...

Do mal essa Alan Carvalho, heim?


Faz LETRAAAAAAAAS!

Anônimo disse...

Ops, essE Alan Carvalho...